O que é a Endocrinologia?

O que é a Endocrinologia?

A Endocrinologia é a especialidade de referência para todas as doenças das glândulas endócrinas, de que são exemplos as doenças da tiroide, a diabetes ou a obesidade. Para além disso, abrange também outros distúrbios menos comuns como as doenças da hipófise (glândula localizada próximo do cérebro), suprarrenal (glândulas localizadas por cima dos rins) ou as alterações hormonais das gónadas (ovários e testículos).

Tiroide

A tiroide é uma glândula em forma de borboleta, localizada no pescoço e que regula o funcionamento de vários órgãos e sistemas do corpo. A tiroide pode ser alvo de alterações da forma (como quando existem nódulos ou toda a tiroide tem dimensões aumentadas, situação designada por bócio) ou da função. Através de uma cuidadosa observação e da realização de alguns exames simples, é possível na grande maioria dos casos estabelecer um diagnóstico e tratar adequadamente os problemas quando necessário.

Diabetes

A diabetes é uma doença crónica que se manifesta pela elevação do açúcar no sangue (glicemia). Na verdade as alterações são bastante mais complexas, levando a que, quando a doença não é controlada, possam surgir complicações graves como problemas de coração (angina de peito, enfarte e insuficiência cardíaca), acidentes vasculares cerebrais (comumente designados como «tromboses»), cegueira, insuficiência renal e problemas na sensibilidade e vascularização dos membros inferiores que podem levar à amputação.

O controlo da glicemia e de outros fatores associados é assim fundamental. O tratamento da diabetes passa sempre por uma alimentação saudável, prática regular de exercício físico e por um ou mais medicamentos adaptados à pessoa em causa.

Obesidade

A obesidade é uma doença crónica que pode agregar vários outros problemas como a hipertensão, diabetes ou problemas osteoarticulares. Na origem da doença está quase sempre um desequilíbrio entre a quantidade total de energia ingerida através da alimentação e aquela que é gasta nas atividades da vida diária.

Na avaliação da pessoa com obesidade é essencial excluir os casos menos frequentes em que esta é devida a um problema endócrino subjacente; posto isto, é geralmente necessário fazer uma intervenção global no estilo de vida da pessoa, promovendo uma perda de peso saudável, ao mesmo tempo que se controlam os problemas associados.

 

Por: 

Prof. Doutor Miguel Melo

  • Endocrinologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  • Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Principais áreas de atividade

  • Doenças da tiroide
  • Diabetes
  • Obesidade